estilo concertato;

"No começo do século XVII, o termo sinfonia era usado para designar páginas de música instrumental dentro de composições vocais, óperas, motetos, cantatas, oratórios, etc. No princípio do século seguinte, essa música continuava tendo um papel secundário dentro das obras vocais, e era utilizada para expressar um determinado estado de ânimo, como prenúncio do texto. Quando se observa, a partir de nossa perpectiva, p magnífico desenvolvimento que essa forma musical acabaria alcançando com o tempo, adquirindo maiores dimensões, abandonando, pouco a pouco seu lugar secundário dentro da música vocal e, inclusive, chegando a confrontar a essa importância, até converter-se em um dos gêneros mais bem-sucedidos, sentimos uma grande curiosidade de analisar esta evolução desde sua origem. A tarefa não é fácil, pois existem enormes lacunas sobre o começo desse gênero no século XVII. No princípio do século XVIII, a forma instrumental mais popular era o concerto, existindo 3 variantes dele: o concerto grosso, para um grupo de solistas e orquestra; o concerto, para um solista e orquestra, e o ripieno-concerto, que mantinha a estrutura formal dos dois anteriores, embora sem partes solistas, e que ocorreu exclusivamente na Itália, onde foi habitualmente utilizado por compositores como Vivaldi (1678-1741), Torelli (1658-1709), e Albinoni (1671-1751)." (ROBLEDO)

"Concertato (It.). Concertado. outro nome para o grupo concertino ou concertante em música barroca que contém os instrumentos solos os vozes para contrastar com o ripieno." (KENNEDY)*

*Concertato (It.). Concerted. Another name for the concertino or concertante group in baroque mus. which contained the solo instrs. or vv. to contrast with the ripieno. (tradução livre)