música poética;

"Retomando os conceitos aristotélicos de pensar, fazer e criar, nos círculos humanísticos do séc. XVI dividia-se em musica theoretica, practica e poetica. A musica poetica gira em torno da obra (opus), que assegura a fama do seu criador, o musicus poeticus. Inspirando-se na Retórica, concebe-se a música como uma linguagem sonora (listenius, 1537; faber, 1548; burmeister, 1606; herbest, 1643; walther, 1708). A composição era ensinada a partir da invenção de um motivo (muitas vezes como estereótipo), passando pela estrutura global, até a execução e ornamentação (inventio, dispositio, elaboratio, decoratio), assim como pela divisão em secções ou frases (incisiones, periodi) e pelo uso de flores de retórica para determinadas representações (do texto), chamadas figuras. Assim, um som agudo indica altura e também montanha, céu; uma nota grave, um vale, o inferno. O meio tom cromático expressa sofrimento e dor; pausas repentinas assinalam silêncio súbito e morte, etc." (MICHAELS)

"Não esquecerei que estou ocupando uma cadeira de poética. E não é segredo para nenhum de vocês que o significado exato de poética é o estudo de uma obra a ser feita. O verbo poiein, do qual a palavra deriva, significa exatamente fazer ou fabricar. A poética dos filósofos clássicos não consiste de dissertações líricas sobre o talento natural e sobre a essência da beleza. Para eles, a tarefa techné abrangia tanto as belas-artes como as coisas práticas, e aplicava-se ao conhecimento e ao estudo das regras corretas e inevitáveis de um determinação métier. Eis porque a poética de Aristóteles muitas vezes sugere idéias referentes ao trabalho pessoal, a organização do material e a estrutura. A poética da musica - é justamente sobre isso que vou falar a vocês; isto é, falarei sobre o fazer no campo da música. É o bastante para dizer que não usarei a música como pretexto para agradáveis devaneios. Quanto a mim tenho plena consciência da responsabilidade que me incumbe para deixar de levar a sério minha tarefa." (STRAVINSKI)*

*esta citação de Igor Stravinski foi utilizada para demonstrar o conceito de música poética não apenas no período barroco e como este termo não sofreu grandes alterações durante a história.